21 de junho de 2011

Agora tudo é bullying?

Recentemente, recebemos comentários reclamando que nós escrevíamos sobre bullying, que bullying está na moda e etc. Bem, de fato, damos mais ênfase a esse assunto, afinal, este é um blog especializado no fenômeno bullying. Mas, nos tempos atuais, certamente podemos concordar que "falar de bullying está na moda". O que na época em que iniciamos nossa pesquisa científica sobre o assunto era bem diferente.

O fenômeno não é recente, como dissemos aqui (post: Bullying nas escolas - Como erradicar esse mal). Os primeiros estudos datam do início da década de 70, mas, somente, atualmente está em voga nos meios de comunicação e é assunto recorrente no meio escolar. 

Recebemos comentários dizendo que o bullying sempre existiu, que todo mundo já foi vítima de bullying, que os artistas aproveitam-se contando suas histórias para aparecerem na mídia e etc. Esses comentários parecem denotar que o bullying é uma coisa normal, e que todo alarde atual é desnecessário ou desproporcional à magnitude do fenômeno.

Não podemos ignorar o fato de que o assunto é, muitas vezes, banalizado e tratado ao pé da letra. Veja bem, nem tudo o que estão chamando de bullying de fato o é.

Entretanto, no contexto em que ele  realmente ocorre, o sofrimento das vítimas é evidente, e deve ser levado a sério. Consequências muito graves estão atreladas a esse tipo de vivência. Não é raro observamos no ambiente escolar e, muitas vezes, na prática clínica que alguns dos transtornos psicológicos dos pacientes atendidos estão, eventualmente, relacionados com episódios de bullying na idade escolar. (Claro que não é o único fator a ser levado em consideração, mas um agravante importante no desenvolvimento de problemas psicológicos).



Muitos apresentam problemas em relação a sua autoestima e autoconfiança, dificuldades em relacionamentos interpessoais, transtornos de ansiedade, fobias, depressão, entre outros. Um ponto importante a ser entendido, é que as agressões sofridas no passado podem estar correlacionadas aos problemas atuais encontrados na vida diária.
Então, conforme observamos nos comentários que recebemos, muitos podem considerar comum/frequente este tipo de agressão, mas de forma alguma se pode considerar normal ou natural, uma vez que produz consequências que perduram, muitas vezes, por toda a vida adulta.

Verificamos que a informação, atualmente, chega mais facilmente à população em geral (através da televisão, Internet, etc) e que até meados dos anos 90 não havia este acesso tão facilitado como hoje. Por isso, talvez essa sensação geral de exagero na disseminação da informação.

No entanto,  informação é fundamental, quanto mais for falado sobre o tema, mais e mais pessoas conhecerão o fenômeno, saberão das possibilidades de intervenção e, assim, poderão contribuir  no combate deste tipo de comportamento que causa tanto malefício para os envolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário