30 de abril de 2011

Bullying nas escolas: Como erradicar esse mal

Não é raro encontrar contextos de bullying nas escolas. Basta parar para observar com um pouco mais de cuidado e facilmente observamos atos de agressões frequentes a vítimas.

Mas aonde está o problema? Será que as 'crianças de hoje em dia' é que estão mais maldosas e respeitam menos?

Pesquisas revelam que, apesar de estar sendo reproduzido na mídia com mais frequência atualmente, o fenômeno não é tão recente. Há registros de estudos sobre o assunto desde as décadas de 70.

O fato é que as consequências para as vítimas são tão terríveis que o olhar acaba se voltando todo para elas. Mas, o que questionamos é: 

O que será que tem mantido o comportamento agressivo daqueles que praticam o bullying nas escolas?

Em nossa pesquisa científica investigamos o que facilita a ocorrência de bullying, ou seja, a causa do problema. Encontramos inúmeros aspectos bastante interessantes (nós como pesquisadoras do comportamento temos fascínio por desvendar essas complexidades). E certamente, poderíamos passar horas falando sobre o que desvendamos.

Mas hoje citaremos brevemente apenas um dos fatores: o poder que os pais e cuidadores tem na manutenção desse problema. Não vamos entrar nos aspectos educacionais desde a primeira infância (que, sem dúvidas, tem influência muito grande na forma como o/a filho(a) se comporta). Vamos falar da falta de cuidado em olhar para os atos de agressão como algo sério. E, frisamos: "não, não são comportamentos normais de criança."

Cuidado (pais e cuidadores) em relação ao que valorizam no comportamento da criança!

Agressões e humilhações não são brincadeiras saudáveis, e muito menos engraçadas. Isso é muito sério, e se vocês andam dando risada, não fazem nada a respeito, ou até incentivam essas "brincadeiras" saibam que, dessa forma, podem estar ajudando na manutenção desse grande problema que é o bullying.

Esse vídeo ilustra de forma interessante o que estamos falando aqui. Ele foi produzido por Mauricío Ricardo para campanha Anti-Bullying desenvolvida e divulgada por Serginho Groisman, apresentador do Altas Horas na Rede Globo.


Pense bem no que os seus atos podem estar reproduzindo. Somos responsáveis pela educação das crianças. E se elas estão se comportando mal, estamos permitindo que isso aconteça. Diga NÃO ao bullying! E nos ajude a erradicar esse problema, apenas, fazendo a sua parte!

.

Um comentário:

  1. Na realidade o problema não está nas escolas o indivíduo simplesmente traz de casa a educação dada pelos pais.

    ResponderExcluir