1 de junho de 2011

Pais fiquem atentos ao sinais de bullying em seus filhos

O que devemos observar no comportamento das crianças para descobrir se ela está sendo vítima de bullying? Para "onde e para o que" os pais devem olhar?

Vamos discutir aqui, algumas características que lhe darão essas dicas, e ainda, o que fazer em relação a isso.

É importante atentar se:
- a criança começa a ficar mais quieta e sozinha em casa;
- demonstra falta de vontade e desmotivação com atividades rotineiras e que lhe agradavam;
- tristeza e desinteresse em eventos sociais (poucos amigos; poucos convites para festa);
- evitação (que parecem ter começado de repente) de contextos escolares, muitas vezes, com queixas de dores de cabeça, febre, vômitos;
- excessiva insatisfação com características pessoais;
- e algumas crianças podem se tornar, aparentemente, mais agressivas.



Muitas vezes, a criança não sabe a quem recorrer quando é vítima de agressão. De acordo com o que observamos na clínica e na literatura do tema, isso ocorre por diversos motivos: por medo de maiores agressões; vergonha de se expor a situação; por achar que é merecedora das agressões; por falta de oportunidade de conversar, e etc. Por isso, é importante para os pais acompanharem a rotina de seus filhos e nunca dizerem a eles para "deixarem pra lá ", porque eles podem não querer mais recorrer aos pais, já que nada é feito e apenas "deixa-se pra lá"! Ensine formas de se defender, formas de como procurar ajuda, e se a criança for muito tímida e tiver dificuldades de interagir com outros, procure por ajuda de psicólogos para orientá-los.


E quanto aos agressores, os valentões, há algumas dicas do que os pais devem observar para descobrir se seus filhos são agressores (e possíveis autores de bullying):
- a criança apresenta comportamentos agressivos descontextualizados;
- faz muitas "brincadeiras" vexatórias (tira sarro dos outros) em alta frequência;
- parece não se importar com os sentimentos alheios;
- usa da força para resolver seus problemas.



É importante considerar que, em geral, essas crianças/adolescentes não são de fato alheios aos sentimentos dos demais, porém ao agredirem obtém muitas recompensas sociais. Ou seja, geralmente, são populares, muitos riem das suas piadas, tem muitos amigos (que podem sentir medo ou admiração), por isso a criança/adolescente "não vê problema" em debochar ou agredir os demais. 

Então pais, observem a gravidade de agressões frequentes tanto às vítimas (muito discutida em campanhas Anti-Bullying) quanto ao agressor que ao passar dos anos pode se tornar alheio à sociedade com padrões de comportamento inaceitáveis. Então, além de cuidar das vítimas, é importante ter em vista o que será que pode estar mantendo esses comportamentos agressivos. 

Vamos pensar da seguinte maneira: se uma pessoa só recebe atenção quando se engaja em comportamentos agressivos, talvez, para ela, pode parecer que somente será reconhecida se agir dessa forma. Não faz sentido? Tendo isso em vista, muitas vezes, somos nós, os adultos, que contribuímos para que esses comportamentos se mantenham. Então, preste atenção ao que está valorizando em seu filho(a). 

É importante atentar para uma outra coisa: Prestem atenção pais (e até mesmo professores) se você também não faz coisas bastante parecidas. Se você também coloca apelidos "inofensivos", faz brincadeiras um pouquinho vexatórias passando mensagens equivocadas para seus filhos. Não precisamos necessariamente racionalizar (pensar em demasiado) todas as relações, mas todos já ouvimos algo como "nossa ele tem o gênio do pai" ou "ele puxou para mãe", esses comentários são forte indícios de que os pais são grandes modelos de conduta para seus filhos.


Assim, não estamos culpabilizando pais ou professores pelos comportamentos de bullying de seus filhos ou alunos, apenas estamos querendo mostrar que os adultos tem ferramentas importantíssimas para o combate ao Bullying. Para tanto é essencial aprender como usá-las! E uma das formas foram discutidas hoje...

Observe, e tente mudanças... se sentir dificuldade, busque por profissionais da área que possa ajudá-lo(a).

Um comentário:

  1. Excelente postagem.
    Devemos estar sempre atentos a este comportamento destrutivo.
    E toda divulgação é sempre louvável.
    Um abraço!
    Flora!

    ResponderExcluir