17 de agosto de 2011

Perigo: Stress e bullying no trabalho

Se você tem sentido muita tensão, com dores no ombro, ou ainda, dores de cabeça e cansaço frequente – preste muita atenção, pois esses sintomas são dicas de que algo na sua vida não vai bem e mudanças são mais que necessárias!  
A vida do trabalhador atual, em grande parte, envolve um ritmo bastante acelerado, com muito trabalho, contas para pagar/dívidas, família (esposa, marido, filhos, etc.) para cuidar. Além de muitas preocupações, falta de lazer, cobranças e insatisfações.
Sem dúvidas, há bastante stress envolvido. Isso tudo somado à “brincadeiras” constantes no trabalho (que com o tempo geram raiva, mágoa, tristeza), ou mesmo, humilhações, fofocas, cobranças exageradas do chefe, etc. podem acarretar em sofrimento psíquico e aumentar a probabilidade de desenvolvimento de várias doenças, como as cardíacas, por exemplo.

Veja bem,  
você NÃO precisa aguentar abusos, humilhações ou agressões de qualquer tipo (seja no trabalho ou qualquer área da sua vida). Se você está sofrendo, cabe a você tomar as medidas e dar os limites necessários!  Diga chega, "eu não quero mais isso!" Se estiver sofrendo bullying no trabalho, você pode sim dar uma basta. 
Sabe como? Aí vão algumas dicas importantes:

Lembre-se: 
“Cada um deve aprender a se respeitar e dar os limites necessários nas relações, deve se tornar responsável por si e por sua felicidade. Todos têm direito de expressar o que sente e pensa, na medida em que não ultrapassa o direito do outro de ser respeitado. Se alguém não está respeitando o seu direito, cabe a você impor os seus limites.”


Leia ainda: Bullying ou assédio moral no trabalho (aqui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário