24 de agosto de 2011

Caso: Phoebe Prince - Bullying Fatal


Da matéria do IG (aqui): 

Phoebe Prince, a garota americana de 15 anos que se matou recentemente nos EUA depois de sofrer incansáveis perseguições dos colegas, passou seus últimos dias com medo das garotas que a vinham ameaçando de espancamento. Esta é uma das informações reveladas nas primeiras declarações oficiais sobre o fato ocorrido em Massachusetts, que voltou a ser destaque na semana passada, quando seis estudantes foram indiciados.
Phoebe mudou-se da Irlanda para os EUA e ingressou na escola South Hadley High no último outono americano. Segundo declarações de alunos aos investigadores do caso, há várias semanas a garota vinha passando por uma tormenta emocional por ser chamada de “Irish slut” (a vadia irlandesa), dentre outros nomes, o que a deixava cada vez mais preocupada com as ameaças físicas anunciadas em alto e bom tom por colegas da escola. Phoebe disse a uma amiga que não era uma “garota durona” e que “não saberia brigar”, e a certa altura chegou a pedir que amigos ficassem ao seu redor enquanto ela caminhava pelo corredor da escola.

Os relatos do vídeo evidenciam que toda a equipe pedagógica tinha conhecimento das perseguições sofridas por Phoebe. No entanto, nada parece ter sido feito a respeito, o que causou grande confusão quando da investigação dos acontecimentos. Depois de tanto sofrimento, Phoebe decidiu cessar esta tortura cessando sua própria vida.

Em entrevista concedida na última quinta-feira, Gus Sayer, superintendente de escolas, respondeu a afirmações dos pais e dos documentos, que diziam que havia professores por perto em momentos de agressão (quando Velazquez se dirigiu a Phoebe gritando palavras obscenas na cantina da escola, por exemplo). Sayer declarou que Phoebe estava indo bem na escola, mas, depois de um incidente ocorrido em novembro, o qual ele não poderia detalhar, funcionários perceberam que ela tinha se tornado triste e começaram a monitorá-la. “Nós tínhamos consciência de que algumas coisas haviam mudado para Pheobe, mas desconhecíamos qualquer tipo de bulllying”, disse Sayer. “Se ela tivesse falado que estava sendo assediada teríamos tomado uma atitude imediatamente”

Amigos de Phoebe contaram aos promotores que a garota havia confessado a eles que “estava com medo e queria ir pra casa”, procurando em seguida um funcionário da administração da escola. Mais tarde, porém, ela voltou à aula dizendo que nada estava sendo feito e que ela ainda estava com medo. Phoebe tentou ignorar as provocações. Mas, segundo documentos do processo, quando a garota caminhava pelos três blocos em direção à sua casa naquela tarde, Longe passou por ela em um carro e arremessou uma lata de bebida energética contra a garota. Em seguida, chamou-a por um nome ofensivo e deu uma gargalhada. Phoebe chegou em casa chorando e naquela tarde foi encontrada por sua irmã mais nova pendurada por uma echarpe na escadaria do apartamento.  

Mais uma vida que fora abreviada por mais um adolescente que não via saída frente ao bullying. Infelizmente!

24 comentários:

  1. E tem gente que leva essa coisa de bullying na brincadeira, achando que é frescura. É óbvio que americanos repudiam irlandeses(vejo nos filmes), assim como pessoas de outros países.

    ResponderExcluir
  2. Da uma revolta sem tamanho...Nossa..Tenho nem o que falar :/

    ResponderExcluir
  3. Que menina linda e jovem, como que uns desgraçados conseguem fazer isso ah uma pessoa? Porra, se eu fosse amigo dessa garota, teria dado um jeito nesse bando de imbecis desocupados.

    ResponderExcluir
  4. Cada dia mais fico indignada com notícias como essa, que persistem em acontecer sem que algo seja feito de maneira mais rigorosa. Por mais que existam campanhas e projetos com a finalidade de amenizar ao menos o bullying nas escolas, os profissionais ainda não se deram conta da tamanha gravidade e como isso atinge tantos aspectos na vida de uma pessoa que pode ou não perdurar por um período significativo. As pessoas ainda não se sensibilizaram para essa questão,ainda estão alheias a esse fato,é uma triste realidade.

    ResponderExcluir
  5. em que mundo vivemos!pelo amor de Deus!

    ResponderExcluir
  6. a escola e os professores colocam uma venda pra fingir q nada acontece; eu tbm já sofri bullyng pela minha cor, tinha dias q nem queria levantar da cama, era como a situação da pobre garota aí, os professores num faziam nada quando me batiam; realmente tenho odio de escola agora! Uma garota tão linda q nem ela...

    ResponderExcluir
  7. Realmente é uma coisa muito triste.
    É completamente inacreditável como essas coisas acontecem do nada, simplesmente porquê ela saio com caras "exclusivos".

    ResponderExcluir
  8. \Uma judiação!!!! Como pode haver "gente" tão cruel assim?

    ResponderExcluir
  9. Nossa...coitada da garota. Bullying é uma coisa ridícula e repulsiva. Não sei como possa existir pessoas que praticam isso, sinceramente, é revoltante!

    ResponderExcluir
  10. Depois reclama quando um aluno faz um massacre.

    ResponderExcluir
  11. Meu Deus ! Que infelicidade isso que aconteceu ! Que sociedade é essa ? Cadê os pais dessa menina que se suicidou e os pais das agressoras ? O colégio também se omitiu.

    ResponderExcluir
  12. Triste.Coitada essas garotas malvadas tem que pagar por isso

    ResponderExcluir
  13. Infelizmente isso acontece muito, há pessoas como essa menina, foi criada para não ser uma pessoa má e briguenta que queria ficar no seu canto, e acaba sendo descriminada pela sua nacionalidade, entre outras coisas. Muito bonito para um país de primeiro mundo ter alunos que se acham melhores e no direito de humilhar verbalmente e fisicamente outras pessoas. Sempre odiei esse "estilo" de escola americana, e no brazil ainda acham de querer imitar este estilo, onde o retraído, o extrangeiro, o gordinho é excluido e tratado mal. Infelizmente nem todos são fortes para passar por isto e sem terem o apoio que mereciam acabam fazendo uma besteira desta de tomar sua própria vida. E os culpados saem impunes.

    ResponderExcluir
  14. Onde esse mundo vai parar...?

    ResponderExcluir
  15. É triste..Quem comete bullying contra outras pessoas nunca pensou o que seria estar no lugar de quem sofre. Infelizmente é só mais um exemplo que nunca serve de exemplo. Por isso pais e mães com filhos na escola, fiquem atentos a marcas fisicas ou comportamentos incomuns nos vossos filhos, porque muitas vezes eles não dizem nada.

    ResponderExcluir
  16. Infelizmente nem todos tem condições de lutar contra isso ... Alguns axam que a melhor forma de acabar com isso eh tirando a propria vida, Infelizmente naum eh !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na boa claro amigo :) acho q essas meninas passaram muitooo d limita para essa menina para e pensar em se MATAR, a pessoa pensaria muito antes de tirar a vida :/

      Excluir
  17. E isso tudo por culpa de quatro garotinhas que daqui a 6 ou 7 anos vão estar gordas, grávidas ou sofrendo de depressão por não ser nada depois que a escola acabou.
    Lamentável.

    ResponderExcluir
  18. Nossa!
    =/
    triste notícia, e pensar que poderia ter sido feito algo antes dessa tragédia acontecer hein...

    http://olhardepsicologa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Nossa me emocionei muito quando vi o documentario la na esccola.
    Não sei onde esse mundo irá parar...
    :/

    ResponderExcluir
  20. O bullying é uma tortura mesmo. Quando eu tinha treze anos eu sofria bullying, sem motivo algum as pessoas me provocavam e me ameaçavam, nunca havia feito nada a ninguém mas me viam como uma zé-ninguém uma zero a esquerda que podia ser alvo de chacotas. Por eu ser mais pobre, e mais quieta muitas pessoas se sentiam no direito de me humilhar. Ainda bem que acabou tudo isso depois de um tempo. Mas em decorrência disso, eu desenvolvi síndrome do pânico, por muuuito tempo me trancafiei em casa e não fiz muitos amigos, por isso eu digo: Gente, vamos acabar com o bullying! Não vamos permitir que essa violência leve a desgraça para pessoas inocentes, por favor, vamos acabar com isso!

    ResponderExcluir