15 de agosto de 2011

Bullying ou assédio moral no trabalho


 


 Tem sido recorrente encontrar notícias como:

ou então

 Nestes casos bastante recentes, foi realizada a denúncia e como consequência a empresa foi condenada a pagar indenização por assédio moral.   Porém, as vítimas, em geral, sofrem em silêncio.

Esse tipo de violência no trabalho podem gerar problemas emocionais e físicos à vítima, como por exemplo: desmotivação, falta de vontade de ir trabalhar, dores de cabeça, cansaço, insônia ou hipersonia, perda ou ganho de peso, ansiedade, depressão, transtornos psicológicos, etc.

O problema é que aqueles que praticam o bullying, muitas vezes, consideram o que fazem “apenas uma brincadeira”.

No local de trabalho onde há bullying, mudanças são extremamente necessárias. Não só tendo em vista as sanções legais, mas acima de tudo, as graves consequências aos envolvidos.

No próximo post, falaremos sobre o que o que pode ser feito caso esteja sendo humilhado, agredido ou mesmo intimidado no trabalho. Fique ligado!

Um comentário:

  1. Pois é, na empresa que eu trabalho passo exatamente por isso, além de não ter a carteira assinada (e fazem 5 meses que eu trabalho aqui) ainda sou motivo de piada o tempo todo por ter vindo do Sul do Brasil (vim do Paraná, moro em Brasília, só para situar), sou loira (característica comum nos estados de RS, SC e PR) e meu chefe é negro (meu marido tbm é, antes que venham me falar de preconceito), então as piadas sempre são: "as pessoas brancas tem cara de velhas"; "as mulheres do Sul são fáceis e baratas", e por aí vão... são coisas que ofendem. Por isso, estou saindo desta empresa, mas não sem antes dar o troco nessa pessoa... vou à delegacia do trabalho, já que ele é político e vive falando mal e passando pessoas para trás, além de ter um monte de esquemas suspeitos relacionados à licitações.

    ResponderExcluir