16 de dezembro de 2011

Caso: Sanika Hussain


Sanika, de 21 anos, sofre de hipocondroplasia, um tipo de nanismo, e por isso tem 1,34m de altura, motivo pelo qual acabou sendo vítima constante de agressão. Diante de tanto sofrimento, a garota optou por um processo cirúrgico doloroso numa tentiva de aumentar sua altura.
Desde que me lembro, eu venho sendo chamada por apelidos horríveis como 'anã', 'freak' e 'curta'.

Sanika passou por uma cirurgia dolorosa em que suas duas pernas foram quebradas e os ossos separados usando uma série de pinos. Assim, novos ossos crescerão e preencherão o espaço, provocando um aumento na estatura. As consequências da cirurgia envolvem muita dor, mas a garota acredita que esta lhe trará benefícios que compensarão todo sofrimento!

 Agora estou sofrendo com a dor da operação – anestésicos para aliviar a dor interferem no desenvolvimento dos ossos, por isso não posso tomar muitos [...] Mas vai valer a pena se, quando isso tudo acabar, eu for aceita e não tiver mais que ouvir xingamentos.
Diante de tal fato, podemos, mais uma vez, observar uma intolerância frente ao diferente, que vai além da compreensão geral. Parece uma barbaridade, mas esta é só mais uma história de uma jovem que diante de tanto sofrimento buscou os meios mais dolorosos como alternativa para mudança frente ao bullying.
Muitas pessoas podem achar que isso tudo é uma grande piada, mas elas não passaram pelo que eu passei, diz.

Posteriormente à cirurgia, ela levará dois anos para voltar a andar.
Apesar de muitas pessoas continuarem a nos dizer que Bullying é apenas um assunto que está na moda, contínuamos encontrando tristes histórias de vítimas de bullying. E compartilhamos com nosso leitores, não numa tentativa de expô-las ainda mais; mas sim, de conscientizar aqueles que não conseguem mensurar o quão problemático é esse fenômeno e quão necessárias são medidas de prevenção e enfretamento deste tipo de agressão.
 
Reportagem completa aqui.

9 comentários:

  1. sempre me xingaram, e ainda me xingam na rua, por eu ser muito alta.

    uns meses atrás mesmo, eu tava no onibus, tinha um velho babaca com a namoradinha ou filha, sei lá, eles ficavam falando q dava medo a minha altura, q era uma "coisa horrorosa"... msm eu ja sendo chamada para fazer book como modelo... tem opinião pra tudo.

    nao é por isso q eu vou cortar minhas pernas!!!

    e olha q passei por muito bullyng... me xingavam de tudo, tiravam sarro até da minha cor da pele. sou branca demais e me chamavam de girafa transparente.... girafa mutante... era um mais ofensivo q outro.

    mas a vida continua. sempre vai ter alguém te criticando, mas sempre vai ter alguem pra te apoiar. nao é possível q nao exista ninguém q nao demonstre isso pra essa menina. Nem msm a propria mae? duvido.

    os pais fazem mta diferença nessas horas de dor e sofrimento por causa de preconceitos.

    ResponderExcluir
  2. 2 anos sem andar...imagina vc abrir mão da sua locomoção por causa dos outros ...

    a raça humana está doente, mentalmente doente. e a doença parece ser fatal. Estamos no fim do nosso percurso, como espécie...estamos nos aproximando da extinção ...o planeta continua, mas a gente não. Mas, não se preocupe com isso! Continue vivendo sua vidinha de merda como todo mundo. Nossa raça é composta de seres imbecis em sua maioria...

    ResponderExcluir
  3. concordo com a primeira anônima! eu tbm já sofri muito bullying por ser bem gorda quando era criança =/
    era horrivel pq além de ser branquela, era gorda, então vc imagina o tanto de comentários que eu não ouvia, né?
    quando começava o ano na escola, eu torcia pra que tivesse alguma criança gorda na minha classe pq aí paravam de pegar no meu pé... bullying é uma coisa muito triste e NINGUÉM deveria passar por isso!

    ResponderExcluir
  4. Claro que a gente não vai agradar todo mundo...coitada dessa menina, olha o que ela escolheu passar prá não sofrer mais...quer dizer que a dor e os percalços da cirurgia são menores do que as afrontas e xingamentos? Tadinha...a raça humana sei lá...acho que é o fim do mundo, quando a gente não tolera nem os semelhantes...

    ResponderExcluir
  5. Sofri tanto bullying qdo criança por ser gordinha...custei a me aceitar, e olha que nem sou tao gorda. sofri muito e sofro ate hj com certas lembranças. O que nao mata , fortalece, mas dói. dói muito.Espero que algum dia possamos ser julgados pelo nosso interior. Aposto que a feiúra seria muito pior ao ver certas almas como sao.

    ResponderExcluir
  6. as pessoas tiram sarro das outras porque se acham perfeitas e se esquecem que somos todos da mesma especie.Não entendo como os cientistas nos classificaram como seres racionais se alguns são muito menos inteligentes que qualquer animal.Aqueles que se põe acima dos outros devem se lembrar que um dia também morrerão e apodrecerão como qualquer um e quando estiverem cara a cara com nosso Deus que é pai de todos, terão que prestar contas dos seus atos.

    ResponderExcluir
  7. Nem se compara alguém que sofre bullying por ser alta com alguém que sofre bullying por ser baixa. São situações bem diferentes. No caso dela ela não é só baixinha, ela é anã.
    Acho que quem critica nunca sofreu bullying de verdade. Bullying não é só zoação ou receber apelidos, é ser agredido verbalmente e constantemente incessantemente.

    ResponderExcluir
  8. Tenho uma filha que tb tem baixa estatura e os braços curtos e onde vamos todos ficam olhando para ela como se ela fosse um bicho.O ser humano é muito preconceituoso mesmo. Ela tem 22 anos e nunca namorou pq o preconceito é muito grande ela é muito bonita e fotografa bem mais quando os rapazes conhecem ela eles somem deve ser por causa dos braços dela.

    ResponderExcluir
  9. Olá, muito obrigada pelos comentários. Entendemos o sentimento de indignação frente a esse problema tão sério. Bullying (como foi possível acompanhar em várias de nossas matérias) é um tipo de agressão frequente e persistente, que ao longo do tempo gera inúmeras consequências problemáticas aos envolvidos (inclusive doenças de ordem física e/ou emocional). Ou seja, não se deve banalizar sua seriedade!!

    Para aqueles que gostariam de discutir um pouco mais sobre o assunto ou mesmo procura por orientação, sintam-se a vontade para entrar em contato: bullying@mail.com

    ResponderExcluir