24 de setembro de 2011

Caso: Apresentadora da "TV Globinho" é vítima de bullying no colégio!


Letícia Navas, 16 anos, é apresentadora da "TV Globinho", Rede Globo, vocalista da banda de pop rock Frater 5 e relata já ter sido vítima de bullying.
Segundo relatos da garota, para o Jornal Extra (aqui), diz ter se acostumado com os episódios:

— Sofro bullying no colégio. Esse ano até passei a estudar em outro lugar, mas não adiantou. Passo os intervalos lendo livros, porque ninguém se aproxima de mim. Quando criança, ficava me perguntando por que as pessoas não queriam ser minhas amigas. Agora já me acostumei.

Neste caso, o que poderia estar contribuindo para que estes episódios tenham ocorrido?
Considerando a literatura pertinente e pesquisas, correlatamos, na maioria dos casos, ocorrência de bullying e relações de desiquilíbrio de poder. Neste caso, levantamos um fator hipotético (apenas para iniciar discussão sobre o assunto): estes episódios de exclusão podem ter sido motivados por uma tentativa de diminuí-la,  podendo ela ser considerada 'ameaçadora' frente ao seu sucesso?
Vejamos, em geral, nos casos de bullying, a vítima, aparentemente, está em desvantagem em relação ao agressor (há um desiquilíbrio de poder, seja ele qual for: força física, monetário, influência pessoal, habilidades sociais, entre outros); no caso de Letícia, com os poucos dados que temos, não podemos concluir o que de fato ocorreu, por isso apenas levantamos hipóteses superficiais.

De fato, o objetivo primeiro do post é exprimir o sofrimento frente ao ocorrido a Letícia, quando ela indaga por que ninguém quer ser seu amigo; em mais uma tentativa de possibilitar discussões, dar evidência para que talvez os responsáveis tomem as medidas cabíveis e, principalmente neste caso, demonstrar às vítimas que ser vítima de bullying não significa, necessariamente, que você é inferior aos agressores! Na verdade, eles querem fazer você acreditar nisso! 

Considerando todo o sofrimento, a raiva, a vontade de largar tudo, com a história da Letícia, podemos plantar uma sementinha para mostrar para vocês que, às vezes, é importante olhar para si e julgar melhor a situação e, muitas vezes, procurar outras satisfações além do ambiente escolar, porque, acredite, você é muito mais do que as pessoas dizem de você! 
Não é?

25 comentários:

  1. ahhh tah ahammm seiiiiiiiii
    menina bonita loirinha com os olhos da cor do rio sao francisco hahaha
    pura lorota pra as gordinhas nao ficarem achando q eh soh com elas

    ResponderExcluir
  2. Uai, não ter amigos não é necessariamente Bullying... não é uma agressão direta pelomenos.
    Ela é uma menina bonita, rica e dentro dos padrões de beleza, essa solidão é por causa do jeito dela. Não tem amigos por quê as pessoas simplesmente não acham ela interessante... Não é bullying na minha opnião...

    ResponderExcluir
  3. Bullying??? Ninguém quer falar com ela por que ela quer ficar lendo livros na biblioteca...

    ResponderExcluir
  4. A vamos parar com a palhaçada neh
    "Ninguem quer ser meu amigo" e isso é Bullying??
    Hj em dia td é bullying, na minha época isso era normal e ninguem reclamava e bla bla blaa, isso era brincadeiraa,.
    A palavra "bullying" tah mto banalizadaaaa.

    ResponderExcluir
  5. isso é inveja, só porque ela é bonita e faz sucesso!

    ResponderExcluir
  6. Nossa ela é tão bonita.

    ResponderExcluir
  7. Talvez não seja necessariamente bulling. Pode ser que ela deixe os outros inseguros, ou seja muito diferente dos demais. Fico triste por ela, mas desejo sorte... Espero que ela faça muitos amigos.

    ResponderExcluir
  8. Faltam homens nesse colégio onde ela estuda? Porque uma garota assim na minha época não ficava sozinha nunca lol

    ResponderExcluir
  9. Tem que ser muito idiota pra fazer Bullying com uma gata dessa ao invés de paquerá-la ¬¬

    ResponderExcluir
  10. não acredito nisso, deve ser fake...
    mó gatinha ela, vai sofrer bullying aonde? ¬¬'

    ResponderExcluir
  11. Pode ter certeza que eu seria seu amigo =]

    ResponderExcluir
  12. DISCORDO! ele pode estar sendo isolada pode ser repugnante, ficar se achar, ser exibida, se axar melhor que algm, ser ignorante e tratar outros como subalternos... acredito que a culpa dela estar sendo isolada é culpa dela mesma por não ser capaz de viver em sociedade "comum"

    ResponderExcluir
  13. Uma coisa que observei na Letícia, é a sua grande capacidade de comunicação, que em nenhum momento nós faz pensar que ela sofra de bullying(!)

    A causa disso pode ser até o fato do bullying sofrido pela mesma, ser inveja rsrs.O que no final das contas, vai torna-lá mais forte na vida.

    Já que na maioria dos casos as crianças que sofrem bullying, ser tornam introvertidas, tem fobia social....

    Pensado bem,um caso como esse,eu nunca imaginária que ocorresse.

    ResponderExcluir
  14. ela sofrendo de bullying
    duvido muito
    acho que so falou isso pra aparecer
    o que me parece é que ela é meio patricinha e deve diminuir as pessoas dizendo que trabalha na globo
    e que é cantora por isso alguns se afastam dela

    ResponderExcluir
  15. Ninguém se aproxima de uma fofa dessas? Acho que é ela que não chega perto dos outros...

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho uma colega de sala que sofria bulling por ser bonita,suspeito que esse seja o motivo
    Da repressão contra a leticia ou por ela ficar muito no canto dela as pessoas pensarem que
    se acha melhor que os outros
    PS:Legal o blog seria legal se vcs entrevistassem
    pessoas que sofreram bulling e deram a volta por
    cima tipo agora eu sou feliz ^^

    ResponderExcluir
  17. amei o blog, bullying é uma coisa horrível mesmo, infelizmente acontece com muita frequencia. já estou seguindo .. me segue tbém ^^

    ResponderExcluir
  18. Nao se aproxima?Duvido que nenhum cara da em cima dela!
    Deve ser só um mal entendido, ela no maxímo não se aproxima direito das pessoas, pq bonita assim e simpatica e ainda cantora é impossvel nao ter amigos.

    ResponderExcluir
  19. bullying é umas das coisas mais horríeis que alguém pode sofrer, mas isso ao mesmo tempo é motivo para nos superarmos e vencermos! sofri muito isso também na escola e percebi que as "queridinhas" da escola, as gostosas e/ puxa-saco, hoje são umas coitadas que a unica coisa que tem é a beleza e olhe lá, no fim elas serão as fracassadas se não arrumarem um marido rico ou dependerem dos pais para as sustentarem! isso sem falar dos meninos! essas pessoas jamais serão reconhecidas pelo seu caráter e/ou pela sua inteligencia.

    ResponderExcluir
  20. esses tempos, todo mundo diz que já sofreu bullying.
    virou moda.

    ResponderExcluir
  21. sofri por causa da minha cor

    ResponderExcluir
  22. ela eh muito gatinha e tem muito talento.na minha opnião acho que são fases na vida q todos passam.se eh bullying eu nau sei, mas ela poderia estudar na msm escola onde o pessoal da banda dela estuda!!! se problema for amizade. posso ser seu amigo =]

    ResponderExcluir
  23. Olha existe todo tipo de bullying !
    Não importa se é feia ou muito menos bonita , não é porque ela é bonita , tem olhos azuis , cabelo loiro , é rica e tudo mais que ela não pode sofrer bullying ! ela tambem é um ser humano ,beleza não signidfica nada .
    Ninguem convive com ela para flar se ela é isibida ou não . essas pessoas que flam que ela é isso ou aquilo deve ser pura inveja né , ou é muito EGOISTA mesmo , que vê se fosse com cada um ! bom essa éa a minha opnião (:

    ResponderExcluir