14 de maio de 2011

Temas em Psicologia: Louboutin e Auto Estima


O que estas atrizes parecem ter em comum? Possivelmente a pose para a foto, a roupa de grife, o sapato da moda ou a bolsa que todas it girls estão usando, etc. E parecem, também, demonstrar uma certa confiança ao andar pelo tapete vermelho, ao conversar com os repórteres e no contato com seus fãs.
Alguns diriam até que parecem donas de auto-estimas inabaláveis!

Por que será que muitas pessoas têm essa opinião sobre elas?!  

Será, de fato, que ter o sapato e a bolsa da moda ajuda que alguém tenha uma auto-estima inabalável?

Pode ser que sim, mas não necessariamente "o sapato" (e acessórios da moda), em si, são responsáveis por esse sentimento! Outras questões como: o próprio comportamento de 'auto-cuidado', a atenção dispensada pela mídia, pelos fãs e pelas pessoas presentes no evento podem contribuir para o aumento da auto-estima.


A sensação de bem estar consigo, ou auto-estima, é em grande parte social. Ela é desenvolvida desde a infância por meio do reconhecimento de nossos pais, das pessoas com quem convivemos e depois do valor que, nós mesmos, vamos aprendendo a atribuir às nossas conquistas! 

Quando acertamos, muitas vezes, esperamos que sejamos recompensados (com um "muito bem", um sorriso, por exemplo). E é esse reconhecimento que aparentemente essas atrizes esperam. Quando elas andam de forma confiante no tapete vermelho é porque alguém (ou muitas pessoas) já lhe disseram que elas são boas no que fazem, que estão bem vestidas para a ocasião e etc. 

 Esse é um exemplo do mundo da moda, mas no dia-a-dia é o mesmo que ser reconhecido(a) por um trabalho bem feito no escritório, elogiado(a) por passar num concurso tão difícil e desejado, pelo feijão gostoso do almoço ou o cabelo lindamente arrumado para o casamento da prima. Elogia-se não só a coisa em si, mas o desempenho de quem a fez.



Talvez elas (as atrizes) até sejam elogiadas por coisas mais cotidianas, como fazer um almoço, mas é preciso extrapolar para o mundo e contexto em que elas vivem. Muitas vezes nós, meros mortais, gostaríamos de viver toda essa exuberância do mundo dos famosos, que podemos até nos esquecer das coisas interessantes que estão ao nosso alcance todos os dias. Podemos não ter o 'incrível' Louboutin de sola vermelha, mas, veja bem, o que possuímos é fruto de nosso esforço, trabalho e escolhas, que conseguimos com nossas forças e qualidades.

 Então, nos parece que o segredo para uma boa auto-estima é saber curtir a realidade em que se vive, sem, necessariamente, precisar ter o sapato de grife ou o carro do ano para sentir-se incrível!

Observação importante: as fotos das atrizes nas fotos deste post são meras imagens ilustrativas, sem referência às suas vidas pessoal e/ou profissional.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário