6 de maio de 2011

Bullying e Obesidade Infantil

"A população jovem brasileira está engordando. Dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares, realizada pelo IBGE, referente aos anos de 2008 e 2009, mostram que 21,7% dos jovens entre 10 e 19 anos estão acima do peso e mais de 30% das crianças entre 5 e 9 anos apresentam excesso de peso.

Com o crescimento da obesidade nas crianças e jovens, cresce também os casos de bullying [...]. De acordo com a pesquisa do IBGE, 30% dos estudantes brasileiros já foram vítimas dessas agressões".

Matéria completa no site Bonde.



Nos Estados Unidos a primeira dama Michelle Obama e a cantora Beyoncé, lançaram recentemente uma campanha contra a obesidade infantil chamada Let's Move (Vamos nos mover, em tradução livre). A campanha propõe mudança nas refeições escolares, fácil acesso a população carente a alimentos mais saudáveis, além de incentivar que as crianças se movimentem/exercitem.


Michelle considera que a obesidade infantil é uma das principais ameaças a saúde e a economia Norte Americana. Além disso, podemos considerar que "tratar o mal na sua raiz" pode garantir que os adultos sejam mais felizes, uma vez que observa-se que não só as crianças obesas,  assim como os adultos, são alvo de diversos preconceitos.

Não estamos defendendo aqui que somente as pessoas magras são felizes. Longe disso! Mas a preocupação está relacionada não só aos problemas de saúde, mas também às dificuldades encontradas no meio social por essas pessoas. Verificamos, observando o crescimento da Cirurgia Bariátrica entre jovens no Brasil, que talvez essa seja uma tentativa desesperada de esquivar-se de uma situação que lhes causa grande sofrimento. Esses jovens que sofrem gozação (agressões verbais) por serem gordos, nos mostram como vivemos em uma sociedade preconceituosa.

Trecho do programa A Liga, da Band, sobre as dificuldades e problemas inerentes a obesidade:



Neste vídeo, observando o relato do menino João Vitor, percebemos seu sofrimento. João tem o apelido de Jabulani (em referência ao nome da bola da última Copa do Mundo).

"Me chamam de gordo, baleia, mas eu já nem ligo mais (com lágrimas nos olhos). Eu odeio meu professor de educação física, ele despreza os outros (...) Ele só quer saber de fazer com as pessoas magras, que sabem correr, que sabem brincar"

É preocupante ver crianças e adolescentes se submetendo cada vez mais a cirurgia bariátrica (sofrendo risco de complicações de saúde, e até a morte).  A campanha da primeira dama dos Estados Unidos e da Beyoncé parece uma boa opção, que a longo prazo poderá garantir crianças saudáveis e sem a sensação de exclusão, assim como os futuros adultos.


Um comentário:

  1. Sempre sofri bullying por ser gordo, sempre quis emagracer mas tentava e acabava engordando mais por causa da ansiedade.

    Sei que a obesidade traz muitos problemas mas todo ano faço todo tipo de exame pra ver se tá tudo ok, uma vez eu estava com coleterol e outras coisas altas mas consegui me controlar e tudo desapareceu.

    Esse ano não estou indo para escola, pq além da obesidade sempre fui timido e eu mudei para um sala que eu não conhecia ngm e ficava naquela será que serei zoado? já antes eu não sofria tanto bullying na outra sala.

    Mas apesar de tudo pretendo voltar a escola logo, sempre fui bom nos estudos e nunca repeti mas perdi esse ano na escola por causa disso.

    ResponderExcluir