"Sabe o que Steven Spielber, Christian Bale, Taylor Swift, Bill Clinton têm em comum? Além do fato de serem famosos e terem sucesso, todos eles sofreram bullying" (WellCast, 2013).
Há alguns dias, navegando pela internet, me deparei com um vídeo do grupo WatchWellCast sobre "Modos como cessar a ocorrência do bullying". Assim como vários outros vídeos elaborados pelo grupo, este é um vídeo bastante didático, curto e que vale a pena dar uma conferidinha.
Algumas dicas adaptadas a partir do vídeo para aqueles que sofrem bullying:
1- Liste em um papel suas qualidades e o que você faz bem. Busque esta lista sempre que o fizerem sentir-se mal por eventuais críticas.
2- Rodeie-se de pessoas que realmente se importam com você.
Experimente ir a lugares que gosta (como teatro, exposição de arte, clube, etc) e conhecer pessoas que tem coisas em comum com você.
3 - IGNORE aquele que faz bullying e procure ficar perto de seus amigos.
4 - Encontre alguém em quem confia para conversar, seja um professor, psicologo(a), pais ou amigo.
- Lembre-se que você não precisa lidar com isso sozinho - é melhor quando dividimos um problema com alguém, pode parecer difícil, mas vale a pena a tentativa.
- Caso não se sinta a vontade para falar com as pessoas que conhece, busque ajuda em centros ou portais de ajuda (como o Falando de Bullying, ou então, Disque 100 - referente ao Programa Disque Denúncia Nacional).
Caso tenha gostado dessa publicação, envie um comentário e compartilhe com os amigos clicando nos botões logo abaixo.