3 de maio de 2011

Todo mundo odeia o Caruso


Todo mundo odeia o Chris (Everbody hates Chris), atualmente exibido no Brasil pela rede de televisão Record, é um seriado americano que esteve no ar por quatro temporadas nos Estados Unidos, de 2005 a 2009. A série é inspirada na vida do ator/comediante Chris Rock. 
Chris, interpretado pelo ator Tyler James Williams, morava em Bed Stuy, no distrito de Brooklyn em Nova York e era o único estudante negro na escola em que estudava (Corleone Junior High School), já que sua mãe queria que ele estudasse numa escola de brancos, "assim ele teria mais chances na vida".

Apesar de exagerar nas situações para ajustar a comicidade da série, Chris, aparentemente, era excluído e perseguido no colégio. Utilizando o humor, os produtores da série (que inclui o próprio Chris Rock) tentam demonstrar o quanto é difícil o dia a dia do personagem principal.


Assistindo ao seriado, muitas vezes, podemos rir das situações, mas, sem dúvida, podemos nos sentir indignados com as agressões  por parte de Joey Caruso (aluno da mesma escola que Chris, personagem fictício) - aliás, olhando por esse lado, o programa deveria chamar "Todo mundo odeia o Caruso". Além das agressões, Chris também recebe diversos apelidos ofensivos na escola.

Ao rir do seriado, podemos estar agindo como as testemunhas de episódios de agressão na escola (bullying) - logicamente que isso é somente uma analogia. Aparentemente, quando acontece com os outros, quando o outro é alvo de gozação/agressão, muitas vezes, nós não paramos para pensar nos sentimentos de tristeza, revolta e mágoa envolvidos. Olhando para a vida real, fica a reflexão...


Durante todas as temporadas da série, observarmos Chris "dando a volta por cima", ou seja, ele ficava bastante insatisfeito com a situação (isso é evidente), mas se saia bem e re-interpretava os acontecimentos a seu favor. 
Hoje Chris Rock é bastante famoso e aprendeu fazer piada de todo sofrimento vivido durante o período escolar. Já do "Caruso" (metaforicamente)... nada se sabe.

Este é um seriado que nos apresenta de forma cômica a realidade escolar. 

9 comentários:

  1. Eu assisto quase todo dia na record, mto bom! uashua

    ResponderExcluir
  2. Tudo agora é bullying... Mais de certa forma eu gosto do que ta acontecendo nos dias de hoje, eu fui acusado disso no meu ensino fundamental, mais também sofri muito... Principalmente agressões físicas, mais daquelas que juntam 3 ou 4 garotos e te socam por diversão. Mais eu aprendi a me defender, comecei a praticar musculação e também entrei pra academia de muai thai, e apartir desse ponto, tive mais problemas, porque caso eu batesse, mesmo que em auto-defesa, eu era considerado, que praticava bullying, porque eles me acusavam de treinar para agredir pessoas, me chamaram de animal, e essas pessoas que antes, me agrediam, agora se faziam de coitadas... Crianças são cruéis com algumas...
    Mais nem por isso me tornei uma má pessoas, que tem vontade de subir numa carteira e matar 40 alunos...

    ResponderExcluir
  3. Pois é cadê o Caruso? Deve ser um funcionário de alguma indústria que passa o dia apertando parafuso e a noite passa algumas horas no bar antes de ir para casa.

    ResponderExcluir
  4. Belo post. Na minha opinião vocês desbancam qualquer blogzinho que fica postando tirinha gringa. Parabéns

    ResponderExcluir
  5. aaaii leiilah, amei! *-*
    muitoo bom o post! parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Uma das séries preferidas atualmente.
    Claro que o preconceito e bullying está muito longe de acabar. Quem sabe com mais investimento em educação tanto do estado, quanto da família.

    ResponderExcluir
  7. Já sofri de bullying na sétima série do fundamental e no primeiro ano do ensino médio os dois em escola pública,tive que me tratar com psicólogo e psiquiatra mas hj estou mais forte e já sei como me defender.

    ResponderExcluir
  8. Eu adorooooo Todo Mundo Odeia o Chirs ele é muito engraçado minha mãe naõ gosta por que passa o mesmo episodio Bjoo..

    ResponderExcluir