16 de dezembro de 2011

Caso: Sanika Hussain


Sanika, de 21 anos, sofre de hipocondroplasia, um tipo de nanismo, e por isso tem 1,34m de altura, motivo pelo qual acabou sendo vítima constante de agressão. Diante de tanto sofrimento, a garota optou por um processo cirúrgico doloroso numa tentiva de aumentar sua altura.
Desde que me lembro, eu venho sendo chamada por apelidos horríveis como 'anã', 'freak' e 'curta'.

Sanika passou por uma cirurgia dolorosa em que suas duas pernas foram quebradas e os ossos separados usando uma série de pinos. Assim, novos ossos crescerão e preencherão o espaço, provocando um aumento na estatura. As consequências da cirurgia envolvem muita dor, mas a garota acredita que esta lhe trará benefícios que compensarão todo sofrimento!

 Agora estou sofrendo com a dor da operação – anestésicos para aliviar a dor interferem no desenvolvimento dos ossos, por isso não posso tomar muitos [...] Mas vai valer a pena se, quando isso tudo acabar, eu for aceita e não tiver mais que ouvir xingamentos.
Diante de tal fato, podemos, mais uma vez, observar uma intolerância frente ao diferente, que vai além da compreensão geral. Parece uma barbaridade, mas esta é só mais uma história de uma jovem que diante de tanto sofrimento buscou os meios mais dolorosos como alternativa para mudança frente ao bullying.
Muitas pessoas podem achar que isso tudo é uma grande piada, mas elas não passaram pelo que eu passei, diz.

Posteriormente à cirurgia, ela levará dois anos para voltar a andar.
Apesar de muitas pessoas continuarem a nos dizer que Bullying é apenas um assunto que está na moda, contínuamos encontrando tristes histórias de vítimas de bullying. E compartilhamos com nosso leitores, não numa tentativa de expô-las ainda mais; mas sim, de conscientizar aqueles que não conseguem mensurar o quão problemático é esse fenômeno e quão necessárias são medidas de prevenção e enfretamento deste tipo de agressão.
 
Reportagem completa aqui.

10 de dezembro de 2011

Falando de Bullying

"Falando de Bullying" tem sido um espaço para discutir sobre esse assunto que tantas vezes foi citado pela mídia e as pessoas em geral. O termo nem sempre foi usado adequadamente pelas pessoas e, muitas vezes, foi banalizado também. Nosso objetivo aqui, é falar sério sobre bullying, a violência (física e/ou psicológica) que é frequente nas instituições de ensino ou mesmo no trabalho e, ainda, versar sobre temas relacionados à Psicologia.

Para quem ainda não está familiarizado com o termo bullying clique na aba disponível em nosso blog "Bullying - o que é isso?"  Lá você encontrará um vídeo rápido e prático que ajudará você a entender um pouco melhor sobre o assunto. Se estiver precisando de ajuda, ou ainda, conhecer pessoas, escolas, empresas que precisam de orientação clique em "Onde procurar ajuda?"

Com quase 100 mil visualizações, ficamos bastante felizes com a repercussão que o nosso blog vem tendo. Agradecemos aos nossos leitores pelo apoio. E esperamos que nossos posts alcancem e ajudem ainda mais pessoas!!!

Agradecimento especial ao blog Sistema de Informação Alagoinhas pelo post (Bullying, vamos falar sério!)